giovedì 19 maggio 2005

NOITE DE GLÓRIA

Porque é feio criticar só porque sim e sem dar explicações válidas, sinto-me na obrigação de não deixar passar o jogo da final da Taça UEFA sem comentar!
O Sporting entrou em campo determinado, com vontade, cheio de fé numa vitória histórica! Contudo, fê-lo com o estado de espirito errado!
Os melhores jogos realizados pela equipa durante o longo percurso da Taça UEFA foram precisamente contra os gigantes Newcastel United e Feynoord, os dois conjuntos teóricamente mais fortes!
Em ambas as partidas o Sporting entrou no jogo pelo jogo, sem nada a perder porque eram equipas que tinham obrigação de vencer! Contra os ingleses que depois de uma magra vantagem de 1-0 conquistada em Inglaterra, vieram a Lisboa relativamente tranquilos, os leões mostraram o melhor que tinham, jogaram muito bem, foram prácticos e colocaram em campo o engenho e a arte. Arrancaram um magnifico resultado e avançaram, deixando para trás os "magpies" de Graeme Souness.
Os ingleses provaram o veneno que eles próprios criaram, foram vitimas da armadilha "equipa mais forte"!
A equipa de Peseiro esteve quase a cair no mesmo erro na Holanda contra o Az Alkmaar, tendo no último segundo a sorte do jogo! Isto porque a vida não dorme e encarrega-se sempre de dar as melhores lições nos piores momentos! O pior para o Sporting estava para vir na final, diante do seu público, na sua cidade!
Apesar de apregoarem o respeito pelo adversário, os jogadores do Sporting tinham há mais de uma semana a duas mãos em cima da Taça! O adversário era tecnicamente mais fraco, os verdes de Alvalade tinham equipa mais que suficiente para resolver o encontro sem grande esforço, se não tivessem cometido o erro de sentir isso antes do fim do jogo! Após o golo de Rogério acreditou-se no estádio de Alvalade que a equipa partia para uma vitória clara e confortável, mas tudo desabou quando o CSKA marcou o primeiro golo e se percebeu claramente que o Sporting não tinha ainda sequer colocado a hipótese de vir a perder o jogo... foi a primeira vez que os leões perceberam que tinham um adversário com vontade de levar para casa o troféu! Não estavam preparados para isso e o resto foi o que se viu! Um desaire total, uma desconcentração inacreditável e uma imaturidade latente!
As grandes finais são para as grandes equipa, para as melhor preparadas, para as mais maduras e ainda para as que sabem preparar a mentalização dos jogadores!
Para se ser arrogante há que sê-lo com elegância... o sucesso dessa forma só para um senhor português, que treina uma equipa azul e é pago por Abramovich!


Parabéns CSKA!!
A vitória da humildade sobre a arrogância!

Nessun commento: